Friday, May 11, 2007

contemporary Plus - António Pessoa 2006 ( mixed media )

António Pessoa

Contemporary Plus

O artista luso António Pessoa,a partir de 2006 que sem dúvida parece abdicar das suas velhas influências e interferências,rompendo bruscamente com os tradicionais modelos,mitos e os últimos vestigios da sua tão polémica,boémia e academica Época Romântica,1997-2002.
Barcelona,foi desde 2002 o principio do seu Stand By necessário,o seu periodo de reflexão,consagração no país vizinho,um progresso mais que evidente a nivel de maturidade pessoal e um acumular de experiências,tudo isto inevitàvelmente culminando numa transformação absolutamente
metamorfósica e justamente,como não podia deixar de ser,absolutamente drástica no domínio das artes plásticas.
A Nova Era - The NEW ERA, António Pessoa - é precisamente a prova inegável de uma nova tomada de consciência plástica,de intuição cromática e de expressionismo conceptual inovador.
Longe estão os tempos de Atlantis,Vigo e Porto,discotecas,pubs,noites de boémia e aventuras mas acima de tudo longe estão os tempos em que António Pessoa ainda vibrava e brindava com os velhos mestres do século vinte,nomeadamente Francis Bacon,Vieira da Silva,Matisse,Picasso, Dalí,Kandinsky...para não mencionar as desventuradas influências da
retrogada pintura galega.

António Pessoa,despe os trajes das velhas e obsoletas vanguardas e renasce frescamente exorcisado como se de um novo personagem se tratasse.
Amaldiçoado por uns e admirado por muitos,o certo é que o artista português promete um futuro artistico,humano,profissional como aliás era de esperar.
Mais que contemporâneo,António Pessoa dá claramente a entender que as suas ambições plásticas vão muito mais além do "Fashion",na verdade o artista decide sem avisar dar um grande salto em matéria de invenção plástica passando do Neo para o Plus.
Eu,pessoalmente ainda que não surpreendido,pois outra coisa do homem não se podia esperar,devo no entanto reconhecer- na mesma e precisa medida em que muitos jovens criticos de arte já isto têem como dado adquirido e facto consumado - que António Pessoa mais do que Veni,Vidi,Vici... ultrapassou-se a
si mesmo com a coragem a que já nos tem habituados e como um dos grandes portuguêses de sempre!

Luis Santiago

No comments: