Thursday, May 10, 2007

Matters of the Flesh - António Pessoa , 2002

Matters of the Flesh

António Pessoa . 2002

Esta técnica mista sobre tela , "Matters of the Flesh",não sendo certamente dos melhores trabalhos do artista realizados em 2002,é contudo bastante representativo tanto das suas inquietações de nivel pessoal e privado como também das mudanças de critério plástico a que se propunha mais uma vez.
Segundo Jacob Kotsky e mesmo Pierre Fontanals,existe um certo mistério envolvendo o verdadeiro significado desta obra.
A relação de António Pessoa com a sua esposa Irene Luz Dona,atingia em 2002 o seu estado mais caótico onde , segundo parece , as ambivalências eram o pão nosso de cada dia.
Irene mostrava-se cada vez mais uma mulher possessiva ao ponto de uma obsessão crónica e António Pessoa por então já detentor de uma das maiores coleções dos nossos tempos,começava a dar visiveis sinais de saturação de Vigo e de todo um provincianismo artistico que em vez da graça que lhe dava anos antes,agora parecia provocar-lhe uma angustiante fobia.
Segundo algumas insinuações de Jacob Kotsky,este "Matters of the Flesh" pode muito possivelmente tratar-se nada mais nada menos do que o retrato de Irene Luz Dona,a mulher que nessa altura submetia o artista a um estranho jogo de pressões que afinal de contas acabou por fazer com que o matrimónio rompesse pelas costuras.

2002,acaba por ser o ano decididamente menos produtivo dos cinco anos da Época Romântica de Pessoa.Ele e Irene Luz Dona agora passam
grande parte do tempo viajando por toda a Espanha,Barcelona,Sitges,Ibiza,Castellón e Sevilla,vivendo em hoteis dispendiosos e já partilhando um desequilibrio emocional o qual muito mais cedo do que se esperava
provocou a separação entre os dois amantes e aventureiros.
Ao contrário do que muitos pensam,a Época Romântica de António Pessoa não podia ter finalizado de pior maneira,deixando atrás de si um rastro de frustração,infelicidade e impotência.
No entanto,também ia deixar um rastro devastadoramente positivo na forma de uma das maiores e monumentais coleções de pintura dos
nossos dias!



Veronica Amaral

No comments: