Sunday, May 13, 2007

The Patron

António Pessoa , 2006

Após quase um ano de interregno,2005,em que o artista viaja permanentemente tanto por questões profissionais como por mero lazer,
talvez por um lado necessitando de um longo periodo de reflexão e de uma nova contemplação do mundo e por outro lado satisfazendo a
urgência de estabelecer novos contactos ; surge em 2006 com um novo look na sua arte visual,surpreendendo tudo e todos e muito provável até que surpreendendo-se a si mesmo.
Utilizando um nova fusão de ténicas mistas,desde collage,digital work,
fotografia,aguarela e acrilicos,plus uma combinação de cores e formas cujo resultado é quase sempre um impacto visual marcando súbita presença,não contundente mas sim meramente impositivo,ainda que predominantemente cativante e motivador.
"The Patron" ,O Mecenas,é talvez das obras mais atipicas da expressão da New Era,deixando ainda transparecer vestígios da Época Romântica,e até do periodo de Barcelona e Chicago.
Apesar de feições contemporâneas, "The Patron" sugere um certo ar de neo-cubismo,ou até um pouco ao estilo de Georges Braque,um toque de revivalismo em plena Nova Era muito ao jeito das obras dos tempos de Vigo.
Um quadro repleto de propositado mistério,muito no estilo desconcertante do António Pessoa dos velhos tempos,adivinha-se que se trata de um auto-retrato não só pelas nitidas parecenças do olhar como pela pose que mal se vislumbra mas que se sente.
Pouco mais posso adiantar sobre "The Patron" sem a sempre conveniente informação fidedigna de Jacob Kotsky,a não ser a minha leitura mais ou menos objectiva,pouco ou muito subjectiva.
Só realmente o tempo e o distanciamento necessário e imprescindivel poderão fazer uma mais justa avaliação e análise deste quadro,como
aliás costuma ser a regra geral,ainda para mais sendo "The Patron" uma obra fora do contexto visual da New Era de António Pessoa,2006.


Prof.Orlando Sousa Santos

No comments: